Entrevista: Estilista Karla Vivian
Nesta entrevista ela fala sobre sua experiência na moda dos vestidos de noivas e festas
Quando o assunto é casamento, as noivas têm uma grande missão: encontrar o vestido ideal. Longo, curto, colado, volumoso, com tule, com flores ou até mesmo colorido. Para este dia tão especial, perfeição é pouco. Algumas já sabem exatamente o que querem, outras se inspiram no que está na moda. Há mais de 16 anos Karla Vivian é apaixonada por esse mundo e com apenas 34 anos, ela é uma referência no mercado, graças à exclusividade inovadora de suas criações. Em um bate-papo exclusivo, Karla Vivian revelou à Sposare as tendências atuais e expôs sua opinião sobre essa roupa tão desejada pela maioria das mulheres.
Conte um pouco sobre sua relação com a criação de vestidos de noiva...
Desde criança já criava e confeccionava roupas para as minhas bonecas, mas foi com 15 anos que comecei a costurar minhas próprias roupas e de amigas, e com 18 resolvi que esta seria minha profissão, fazendo com esta idade o primeiro vestido de noiva. Em 2000, ingressei no curso de Design de Moda, pela Universidade do Vale do Itajaí, me formando em 2005, e em 2002 resolvi segmentar uma linha de produção, confeccionando somente vestidos de noivas e festas, abrindo assim o Atelier Karla Vivian. O atelier é especializado em confecção e locação de trajes de Noivas e Vestidos Sociais. Amo o que eu faço, tanto na criação como na confecção. Tenho que interpretar a noiva, transportar as vontades dela para o mundo real.
Quais as etapas para confeccionar um vestido de noiva e qual delas você participa?
Primeiro vem a entrevista com a noiva, onde ali mesmo é feito o desenho do vestido, o próximo passo é cortar o forro, e prová-lo, depois cortamos o tecido do vestido, e toda a sua estrutura interna, em seguida são costuradas, e em paralelo as bordadeiras executam o bordado, na segunda prova começa a montagem de todos os detalhes da roupa, são feitas no mínimo 3 provas, a vantagem é que todo o vestido é montado na presença da noiva, então a chance de ela não gostar ou se arrepender do modelo é nula. Eu participo de todas as etapas, desde corte, costura, bordado e principalmente da montagem final, as provas são feitas somente comigo, todos os detalhes de drapeados, tomas, montagem de bordados, aplicação de babados, tudo isso é feito somente por mim, praticamente faço 80% de todo o vestido.
Onde você compra a matéria prima de seus vestidos e de onde vem a inspiração?
Os tecidos que são usados com mais freqüência são adquiridos direto de fabrica e o restante em São Paulo, onde busco novidades, freqüento feiras em São Paulo como FENIT, FENATEC, a feira Casar, na loja Daslu, e uma vez por ano viajo pra Europa em busca de tendências, no próximo ano estou me organizando pra visitar a maior feira de noivas do mundo, em Barcelona, na Espanha. Além disso assino algumas revistas européias de Alta Costura, é um investimento alto, mas muito necessário, pois a moda muda rápido demais, tudo isso ajuda pra que venha a inspiração, uma entrevista para conhecer bem a cliente, definir o estilo, e junto adequar a tendência com a personalidade da noiva.
O que está em alta hoje nos vestidos de noiva?
Hoje, temos duas tendências fortes. Uma é o detalhe do corpo bem justo e estruturado, mais alongado que desenha o quadril e o bumbum e depois uma saia bem esvoaçante e volumosa. Outra é um vestido com o corpo mais curto, até o início do quadril mais ou menos, e com a saia bem leve e ampla. Tanto o corpo mais curto, que deixa um look mais romântico, quanto o mais comprido, look mais sexy, são fortes tendências.
O tomara-que-caia ainda é o mais pedido?
O tomara-que-caia ainda é o xodó entre as noivas. É muito difícil uma pessoa ficar feia com esse modelo. Ele fica bem em praticamente todos os tipos de corpo. Acredito que nunca vai sair de moda, é tendência sempre. Mas há outros tipos de decote como a frente única, cava americana, detalhes de um ombro, mas esses são mais específicos. O tomara-que-caia é o preferido das noivas.
Qual modelo de vestido você considera ideal?
Eu acho que o vestido ideal depende totalmente do corte e da modelagem, eu sempre digo que um vestido totalmente liso e básico, mas com um corte e uma modelagem impecável é muito mais bonito do que um vestido todo elaborado e cheio de detalhes com um corte e modelagem mal feitos. O corte e a modelagem na roupa são fundamentais, é a base e a estrutura do vestido, tem que estar perfeitos, e unindo um bom corte, uma boa modelagem, com belos detalhes qualquer vestido fica lindo.
Quais são os acessórios do momento?
Com certeza, as flores. Normalmente ela é da mesma cor e tecido que o vestido, e pode vir acompanhada de fitas, plumas, penas e laços de voillete. Quanto ao tipo de flor, depende muito do gosto da noiva, mas as mais pedidas são as rosas, camélias e lírios. Atualmente estamos com novidades em acessórios para cabelos de noivas, madrinhas e formandas trazidas de Londres, são peças encantadoras.
O que está em alta para os sapatos?
Antes usava-se só bico fino. Hoje, com a moda mais flexível, tem muito modelo bacana: bicos arredondados, peep-toe com bico aberto na frente, detalhes com laço, paetês e cristais. Já as sandálias de tirinha ou sandálias finas não são legais. O ideal é um sapato mais fechado. O mais pedido agora é o pep-toe de salto alto. Lembrando que agora a noiva e demais convidados podem ter seu sapato exclusivo assinado por Karla Vivian, eles estão a venda no atelier e para quem desejar algo exclusivissimo, nós desenhamos e confeccionamos.
Qual seria o melhor vestido para usar em um casamento na parte da manhã, tarde e noite?
De manhã e tarde eu aconselho modelos com tecidos que não sejam muito brilhantes, como as rendas, tafetá, e tule francês. Já à noite podemos usar os mesmos tecidos do dia, mas com mais bordados e brilhos. Isso vale tanto para a noiva , quanto para os convidados. Quanto ao modelo, depende do gosto da cliente. Qualquer corte se encaixa nas três ocasiões.
Qual é o perfil das suas clientes e quanto custa uma noiva Karla Vivian?
Temos um trabalho personalizado. Todos os vestidos são confeccionados por nós. É um trabalho dedicado a cada noiva. Posso dizer que a maior parte do meu público procura por um vestido diferente, não o que todo mundo tem, mas, apesar da maioria dos nossos vestidos terem um ar mais contemporâneo, mais moderno, particularmente eu também adoro os vestidos mais clássicos, aqueles que você vai olhar o álbum daqui a vinte anos e se achar linda e atual. As pessoas ás vezes acabam criando um pré-conceito do estilo Karla Vivian, do tipo, “Lá só é feito vestidos de tal modelo...”, mas não, aqui nós fazemos todo e qualquer modelo e estilo que a noiva pedir. Quanto aos orçamentos, também enfrentamos um problema, não sei se são as próprias clientes que rotulam um valor, querendo valorizar a marca, ou se isso vem da concorrência, mas muitas noivas deixam de vir ate aqui porque acham que não vão poder pagar um vestido Karla Vivian, mas no fim nosso preço é o mesmo da concorrência local, nos temos aqui uma linha de vestidos de noivas que vão de 500,00 a 1.500,00 reais, outra linha, que vai de 1.500,00 a 2.500,00, todos esses são vestidos já prontos de segunda locação em diante, e os de primeiro aluguel vão de 3.000,00 a 4.800,00, então podemos dizer que nosso público vai de A, B e C. se a noiva chegar aqui e dizer eu posso gastar um valor X no meu vestido, com certeza vamos procurar o que tiver de melhor pra ela dentro do seu orçamento. É triste escutar das noivas, “meu sonho era usar um Karla Vivian, mas me falaram que custava X e não poderia pagar”.